Área de Intervenção

Acolhimento

O CASCI tem à disposição duas estruturas residenciais seniores, situadas no centro de Ílhavo, onde disponibilizam o serviço de Acolhimento efetivo e Acolhimento temporário, que através do empenho de profissionais especializados garantem um conjunto de serviços diferenciados, que enfatizam o bem-estar físico e emocional dos/as seus/suas utentes, proporcionando-lhes um ambiente acolhedor, familiar e tranquilo.

A integração no novo ambiente de vida, assenta num modo de vida saudável, centrado nos cuidados de alimentação, higiene, segurança e saúde. Complementa-se com a dinamização de um plano de atividades diferenciadas, adequado às necessidades biopsicossociais de cada pessoa, o qual desenvolve a criatividade, a afetividade das relações familiares, o lúdico, o cultural, o espiritual, para assim potenciar o seu equilíbrio individual, familiar e social.

Os serviços que oferecemos

acolhimento temporário permanente

Acolhimento Efetivo

Acolhimento efetivo disponibilizado nas estruturas residenciais, tem um conjunto de serviços complementares, de forma a satisfazer as necessidades de cada utente.

Acolhimento temporário

Acolhimento temporário disponibilizado na nossa Estrutura Residencial visa acolher seniores temporariamente, em regime residencial, por um período curto.


Os serviços de Acolhimento e Acolhimento temporário são complementados com outras facilidades

– Alimentação constante da ementa;
– Higiene pessoal e conforto;
– Cuidados de enfermagem;

– Serviços complementares de fisioterapia e de hidromassagem, sob prescrição do médico de vigilância;
– Atividades recreativas e ocupacionais de acordo com o Plano de Atividades da Resposta Social.


Gisela Macedo
Diretora de Departamento

“Que possamos cuidar de quem cuidou de nós com amor e paciência.”

— autor desconhecido

Cada utente é único e o serviço que prestamos deve ser diferenciado.

Todos os indivíduos, até ao fim da sua vida são confrontados com transformações físicas, psicológicas e sociais. Todas estas transformações fazem com que a família tenha cada vez mais  dificuldade em responder às necessidades dos/as seniores, esta realidade faz com que a família seja muitas vezes substituída por redes sociais formais. É neste contexto, que surge a necessidade de integrar os/as seniores em Estruturas Residenciais.

A admissão numa ERPI acontece, geralmente, quando as pessoas seniores se encontram dependentes; não têm alguém que tenha possibilidade de cuidar deles/as; apresentam limitações físicas, económicas ou sociais.

A institucionalização poderá provocar um conjunto de ruturas na vida dos mais velhos, cabe a cada instituição e sua respetiva equipa fazer a melhor integração possível por forma a minimizar os efeitos negativos associados à institucionalização.

Os lares de idosos surgem com o intuito de melhorar as condições de vida das pessoas idosas, é imprescindível que as respostas sociais estejam organizadas de forma semelhante a um domicílio familiar, no sentido de evitar ou minimizar os efeitos negativos que poderá ter esta alteração na vida do indivíduo.

Os lares de idosos surgem com o intuito de melhorar as condições de vida das Uma ERPI deve ser um local estimulante para os/as idosos/as, identificando-o o mais possível com um ambiente familiar, onde se deve promover a sua integração no grupo na instituição, fomentar as relações com os pares, os colaboradores e com o exterior, com a família e os/as amigos/as. É importante que o/a idoso/a saiba que se preocupam com ele/ela e desenvolver relações que evitem o isolamento social e a solidão do/a sénior.

Deve-se criar condições para que a independência e autonomia do/a sénior perdurem o maior tempo possível. Primando pela qualidade da prestação de serviços a todos os/as Utentes.

Cada utente é único/a e tem as suas particularidades, como tal, todo o processo de integração e acolhimento deve ser diferenciado, tal como, todos os serviços que prestamos ao nível dos cuidados Enfermagem; Assistência médica; Fisioterapia; Acompanhamento Social e Psicológico e Atividades socioculturais diárias realizadas na Instituição e no Exterior.


Perguntas Frequentes

1. Quanto vou pagar?

A mensalidade de um/a utente é calculada com base no grau de dependência do mesmo e dos rendimentos do agregado familiar.

2. Que documentação necessito para a inscrição?

Cópia de Cartão de cidadão; Cópia Bilhete de identidade; Cópia NIF; Cópia NISS; Cópia cartão de utente; Relatório médico; Nota de liquidação de IRS; Comprovativo da pensão.

3. Que serviços dispomos?

Alimentação constante da ementa; Higiene pessoal e conforto; Cuidados de saúde primários; Serviços complementares de fisioterapia e de hidromassagem, sob prescrição do médico de vigilância; Atividades recreativas e ocupacionais de acordo com o Plano de Atividades da Resposta Social.

4. Como funcionam as visitas?

Funcionam por marcação, as mesmas tem a duração de 30 minutos uma vez por semana.


Contatos

CASCI Sede
Rua João Deus, 44 3830-201 Ílhavo
Telf. 234 326 015 (Chamada para a rede fixa nacional)
Email. geral@casci.pt

Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas 1
Avenida 25 de Abril, nº148,3830-044 Ílhavo
Telf. 234 324 269 (Chamada para a rede fixa nacional)
Email. erp.idosos1@casci.pt

Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas 2
Rua José Estevão, 25, 3830-036 Ílhavo
Telf. 234 322 597 (Chamada para a rede fixa nacional)
Email. erp.idosos2@casci.pt

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