À conversa com… o CASCI

Cooperamos?

Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá acompanhado (provérbio africano) As exigências crescentes que são colocadas aos diversos agentes que compõem as comunidades têm vindo a destacar a necessidade, mas também a vantagem, da cooperação, seja intra (entre as várias respostas / serviços de uma mesma entidade), seja interinstitucional (entre entidades diferentes)….

Ler mais
Familia

Maternidade rima sempre com felicidade?

A saúde mental perinatal, termo utilizado para descrever o período que está à volta do nascimento, tornou-se um foco de destaque e de interesse nos últimos anos, com um grande investimento na investigação, prevenção e intervenção. Ao contrário do que se possa imaginar, este período desde a pré-conceção, gravidez e…

Ler mais
neurodiversidade

Vamos falar sobre… Neurodiversidade

Num mundo em que a diferença impera e é com frequência celebrada, o conceito de neurodiversidade alerta-nos para a ideia de que os seres humanos apresentam uma variada gama de composições neurológicas e, como tal, o funcionamento neurocognitivo de algumas pessoas é diferente do que é entendido como padrão (norma)…

Ler mais

O perigo que não vemos – o açúcar do dia-a-dia

Num mundo repleto de tentações gastronómicas, há um inimigo silencioso que muitas vezes passa despercebido: o açúcar. Está presente em praticamente tudo, desde os doces mais óbvios até aos alimentos aparentemente saudáveis. O consumo excessivo de açúcar tornou-se um problema de saúde pública, que muitos ainda subestimam. O açúcar refinado,…

Ler mais

As Atividades Socialmente Úteis na integração social da Pessoa com Deficiência ou Incapacidade

As Atividades Socialmente Úteis são desenvolvidas por Pessoas com Deficiência ou Incapacidade no âmbito do seu acompanhamento em resposta ocupacional. Decorrem em contexto real e experimental de trabalho, permitindo o treino de competências socioprofissionais ajustadas ao seu perfil de funcionalidade, pelo desempenho de tarefas selecionadas que correspondem às suas necessidades,…

Ler mais
Empatia

A importância da empatia no trabalho com pessoas

O termo Empatia significa a capacidade de uma pessoa compreender os sentimentos e emoções da outra, tentando colocar-se na “sua pele”. A palavra possui origem grega “empátheia” que significa “paixão”. Criar empatia ao trabalhar com pessoas idosas institucionalizadas é fundamental para garantir um trabalho de excelência e de qualidade. Cada…

Ler mais

Pensar o Natal…

O Natal é uma das recordações mais bonitas que trazemos da infância e o que fica registado no nosso inconsciente, não é só a figura do Pai Natal.Representa muito mais do que isso.As crianças esperam ansiosas por todos os passos que se vão dando até á noite de Natal. Anseiam…

Ler mais
casa

Regressar a casa – ao LARR, doce lar

Disse adeus ao CASCI há 14 anos. Trabalhava na área da reabilitação como cuidadora e na altura decidi regressar ao meu país de origem, África do Sul, com a minha família por motivos pessoais. Dizer adeus aos/às jovens que me olhavam de sorrisos nos olhos e me abraçavam com ternura…

Ler mais
Conta báncaria

Conta de serviços mínimos bancários

A conta de serviços mínimos bancários é uma conta à ordem que dá acesso a um conjunto de serviços bancários essenciais a custo muito reduzido. Com uma conta de serviços mínimos bancários, o titular pode, sem qualquer custo: Usufruir de um cartão de débito; Movimentar a conta através dos caixas…

Ler mais
Mais artigos
Scroll to Top