
À conversa com… o CASCI
Regressar a casa – ao LARR, doce lar
Disse adeus ao CASCI há 14 anos. Trabalhava na área da reabilitação como cuidadora e na altura decidi regressar ao meu país de origem, África do Sul, com a minha família por motivos pessoais. Dizer adeus aos/às jovens que me olhavam de sorrisos nos olhos e me abraçavam com ternura…
Conta de serviços mínimos bancários
A conta de serviços mínimos bancários é uma conta à ordem que dá acesso a um conjunto de serviços bancários essenciais a custo muito reduzido. Com uma conta de serviços mínimos bancários, o titular pode, sem qualquer custo: Usufruir de um cartão de débito; Movimentar a conta através dos caixas…
Ajudante de ação direta… por acaso!
Sou Ajudante de ação direta num lar e dedico parte do meu dia a cuidar de pessoas idosas. Presto-lhes cuidados nas AVD (Atividades de Vida Diária), ou seja, ajudo estas pessoas nos cuidados de higiene, na alimentação, nas idas à casa de banho, vestir, despir, calçar, levantar e deitar. Não…
A importância de pensar criticamente
Em traços gerais, o pensamento crítico pode ser definido como uma apreciação voluntária não automática diante de um facto, uma experiência, um acontecimento. Esta apreciação assenta na reflexão, que, por sua vez, envolve observação e procura de informação que sustente uma opinião. Trata-se de uma competência fundamental que facilita a…
Adeus, Ano letivo…
Mais um ano que acaba, para muitos/as uma nova etapa começará…. Muitas lembranças ficam e vão, muitas histórias para contar, muitos sonhos realizados e outros tantos por realizar, com certeza. É esta a dinâmica da vida, e é nestes encontros e despedidas, pausas e recomeços, que vamos vivendo e aprendendo…
Autocuidado no dia-a-dia, nem sabe o bem que lhe fazia…
Muitas vezes, com a azáfama dos dias, deixamos de cuidar de nós e isto traz implicações na nossa saúde física e psicológica.É importante reservarmos tempo para cuidarmos de nós. A esta(s) iniciativa(s) dá-se o nome de autocuidado. Este é definido como a atenção que damos a nós mesmo/as, o que…
Ser CASCI, fazer a diferença
Ser CASCI? Não é uma resposta simples, mas também não é complicada. A 21 de janeiro de 2016, quando decidi dar o passo em frente para entrar nesta equipa, entrei de cabeça erguida. A primeira impressão foi totalmente positiva. Ainda hoje, é. Porque nesta “casa”, para além de sermos colaboradoras/es,…
Ser CASCI… um testemunho
Eu chamo-me Mafalda Silva e frequentei um Centro de Infância do CASCI desde os 4 meses até aos 6 anos. Mesmo depois de ingressar no Ensino Primário, era sempre bem recebida nas férias de verão. Recordo com saudade as atividades plásticas realizadas em épocas festivas que decoravam as instalações, os…
Trabalho de homem/Trabalho de mulher – afinal o trabalho também tem género?
Portugal apresenta uma elevada taxa de participação feminina no mercado de trabalho, assim como uma percentagem expressiva de mulheres com habilitações de nível superior, porém, estes factos que não se têm traduzido em igualdade social. Persistem fenómenos de segregação vertical, encontrando-se as mulheres sub-representadas em funções de gestão de topo,…