SAAS

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) do CASCI é uma resposta social que atua em primeira linha, visando apoiar as pessoas e as famílias na prevenção e/ou reparação de problemas geradores ou gerados por situações de exclusão social e, em certos casos, atuar em situações de emergência.

Destinado a pessoas e famílias que se encontrem em situação de vulnerabilidade, exclusão social e/ou de emergência social.

Tem como principais linhas orientadoras

-Informar, orientar e encaminhar, indivíduos e/ou famílias em situação de dificuldade e/ou emergência social
-Promoção da inserção social e comunitária
-Intervenção mínima, imediata e oportuna
-Valorização das parcerias
-Intervenção prioritária

Perguntas Frequentes

1. O que é?

O SAAS é um serviço que assegura o atendimento e o acompanhamento social de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, bem como de emergência social.

2. A quem se destina?

Pessoas e/ou famílias do de concelho de Ílhavo, que se encontrem em situação de carência e de exclusão social, bem como de emergência social.

3. Quais são os objetivos do SAAS?

– Informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais adequadas a cada situação;
– Apoiar em situações de carência social;
– Prevenir situações de pobreza e de exclusão sociais;

– Contribuir para aquisição e/ou fortalecimento das competências das pessoas e famílias, promovendo a sua autonomia e fortalecendo as redes de suporte familiar e social;
– Assegurar o acompanhamento social do percurso de inserção social;
– Mobilizar os recursos da comunidade adequados à progressiva autonomia pessoal, social e profissional.

4. Quais são as atividades do SAAS?

– Atendimento, informação e orientação de cada pessoa e família, tendo em conta os seus direitos, deveres e responsabilidades, bem como dos serviços adequados à situação e respetivo encaminhamento, caso se justifique;

– Acompanhamento, de modo a assegurar apoio técnico, tendo em vista a prevenção e resolução de problemas sociais de cada pessoa e família;

– Informação detalhada sobre a forma de acesso a recursos, equipamentos e serviços sociais que permitam às pessoas e famílias o exercício de direitos de cidadania e de participação social;

– Pedido de atribuição de prestações de caráter eventual com a finalidade de colmatar situações de emergência social e de comprovada carência económica

– Planeamento e organização da intervenção social para cada pessoa e família;

– Contratualização no âmbito da intervenção social através de compromisso para a inserção social e comunitária da pessoa e agregado familiar;

– Coordenação e avaliação da execução das ações contratualizadas;


Locais onde pedir Apoio:

Câmara Municipal
de Ílhavo

Morada: Avenida 25 de abril 3840-044, ílhavo

Horário de atendimento:
Segunda-feira, terça-feira, quarta-feira e sexta-feira: 9h às 12h30
Quarta-feira e quinta-feira: 14h às 17h

Contacto:
Telf: 234 329 640

Obra da Providência

Morada: Rua Camilo Castelo Branco, 52, 3830-568 Gaf. da Nazaré

Horário de atendimento:
Terça-feira: 9h às 12h30; 13h30 às 17h
Sexta-feira: 9h às 12h30

Junta de Freguesia da Gaf. Da Encarnação

Morada: Rua Prof. Francisco Corujo, 222, 3830-524 Gaf. da Encarnação

Horário de atendimento:
Segunda-feira: 14h às 17h

Junta de Freguesia da Gaf. do Carmo

Morada: Rua da Igreja, 4, 3830-408 Gaf. do Carmo

Horário de atendimento:
Quarta-feira: 14h às 17h

CASCI da Costa Nova

Morada: Avenida N.ª Sr.ª da Saúde, 70, 3830-406, Gaf. da Encarnação (Costa Nova)

Terça-feira: 14h às 17h (quinzenalmente)

Contactos:
Email: ana.macarico@casci.pt
Telf: 965 198 694

Email: ana.rodrigues@casci.pt – Telf: 965 198 508

Email: carla.gamelas@casci.pt

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