2016 –Projeto Olharte

Projeto co-financiado pelo Programa de financiamento a projetos a projetos pelo INR, IP, com o objetivo de potenciar o desenvolvimento de competências nos jovens/adultos com deficiência pela diversificação das atividades dinamizadas, com o recurso a novos suportes.

Com o presente projecto foi criada uma oficina criativa de fotografia que permitiu aos jovens adultos com deficiência integrados no Centro de Actividades Ocupacionais, com a supervisão de fotógrafos, um dos quais com deficiência, registar fotograficamente o que os rodeia. Posteriormente os trabalhos produzidos foram expostos, dando origem à exposição Impermanências.

A exposição estreou no dia 18 de Novembro de 2016, no Centro Cultural de Ílhavo, e inaugurou a celebração do 36º aniversário do CASCI, Centro de Acção Social do Concelho de Ílhavo, casa-mãe deste projeto, que cresce todos os dias com as histórias destas pessoas extraordinárias. Mais um exemplo da missão inclusiva desta organização, cujas conquistas nos motivam a querer mais e a ser melhor.”

“Quando nos perguntaram se as Pessoas com deficiência eram iguais a nós, a resposta foi imediata: Não. São melhores… e maiores. Veem-nos sem filtro, sem preconceito, sem julgamento. Têm uma visão límpida e desimpedida da realidade, livres dos “e se”, “porém”, e dos “mas”.. Vivem no e para o presente, porque o amanhã não é garantido e não é igual ao hoje: é um mundo de descobertas e de experiências. Esse foi o mote para a exposição ”Impermanências” do grupo “Olh´Arte, a primeira de muitas iniciativas realizadas em parceria com Fernando Bagnola e cofinanciada pelo INR. Uma viagem à forma como as Pessoas com deficiência se veem, nos veem e à realidade que os rodeia. Um olhar só comparado ao de um recém-nascido que vê o mundo pela primeira vez, repleto de confiança e de transparência, que nos obriga a mudar de perspetiva, a ser impertinentes e impermanentes, a procurar novas lentes para um mundo mais belo e inclusivo, a agradecer o presente e a não hipotecar o futuro. A lição vem de um conjunto de onze pessoas, com histórias de vida que fazem corar pretensos heróis, que suplantaram barreiras, que cuidaram, que sararam… Têm em comum a sobredotação de afetos e empatia e também, a deficiência intelectual, que mostraram não interferir na captação de imagens belíssimas, na alegria e no empenho que depositaram neste projeto.


Link para vídeo

Scroll to Top