2017 –FUNF’art – comunicar e integrar pela arte

Projectos em curso, de 15 de Setembro a 31 de dezembro –Projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I. P

Continuação do projecto iniciado em 2015, mantendo a oficina de artes para que os jovens com deficiência continuem a desenvolver as suas competências, apresentando-as depois na comunidade. Neste ano, o projecto focar-se-á na expressão corporal e dança. Após o termo do projecto, o grupo continuará a funcionar, participando em actividades da instituição e da comunidade, como tem vindo a acontecer desde 2015.

Objectivo: –Promover a inclusão social dos jovens adultos com deficiência através das artes – teatro, música e dança. –Melhorar as competências na área da expressão corporal e dança. –Diversificar o reportório do grupo FUNF’art.

Resultados esperados: –Diversificação das produções do grupo Funf’art; –Apresentação à comunidade novas aprendizagens de modo a desconstruir os estereótipos associados à deficiência, potenciando a inclusão social desta população.

Descrição da Peça: “Trata-me por tu” foi mais um trabalho do Grupo Funfart – Grupo de expressões do CASCI, coreografado por Suzanna Rosas, levado a palco no passado dia 24 de Novembro no Concerto Solidário comemorativo dos 37 anos do CASCI.

O Funfart é um projeto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I. P., que tem ao longo dos seus 3 anos de existência, desenvolvido o seu trabalho no sentido da promoção da integração dos jovens adultos com deficiência, na sociedade, através do teatro e da dança, mostrando publicamente as suas capacidades artísticas. Tratou-se de uma apresentação que combinou dança e encenação, com projecção de vídeos e fotos dos bailarinos intervenientes em contextos do seu dia-a-dia. “Trata-me por tu”, teve como principal mensagem a essência da comunicação nas suas diferentes formas de expressão, procurando cada bailarino em palco mostrar, pelo seu movimento, a sua rotina quotidiana nas suas casas, nos seus tempos livres. Cansados dos seus afazeres, adormecem caindo num sonho em que os seu corpos ganham asas, derrubam paredes de preconceito, abraçam um mundo livre, fraterno e simples. “Trata-me por tu” procurou a essência individual, envolvendo o publico numa história de liberdade simbolizada num voo de papagaio de papel.

Scroll to Top