2023 – Semear para formar e empregar
Semear para formar e empregar
O projeto Semear para formar e empregar, premiado pelo BPI Fundação “la Caixa” Capacitar – 2023, introduzirá no corrente anos a produção de cogumelos no CASCI, capacitando pessoas com deficiência, re-aproveitando desperdícios das unidades produtivas existentes na instituição e infraestruturas subutilizadas, aumentando a oferta com produto de elevada qualidade para consumo interno (melhorando a dieta disponibilizada) e comercialização, ao mesmo tempo que promoverá a sustentabilidade das unidades produtivas e a empregabilidade de pessoas com deficiência.
A produção será feita em 2 sistemas diferentes, mas complementares: a produção de Shiitake em troncos de madeira, que permitirá re-utilizar uma estufa existente e até agora inativa; e a produção de pleurotus/cogumelo-ostra em blocos em parte do edifício da vacaria que será reestruturado e equipado para o efeito. Todo o processo de instalação da exploração e capacitação das pessoas será acompanhado por parceiro com experiência nesta área. Para assegurar a autonomia da organização na gestão da produção deste novo produto, as pessoas, com e sem deficiência, serão formadas para que adquiram as necessárias competências. De referir, por outro lado, que a produção de cogumelos é uma tarefa agrícola que não exige elevado esforço físico, mas requer a aplicação de tarefas rotineiras, sendo por isso adequado a pessoas com deficiência, que serão formadas no âmbito da oficina de treino de competências a dinamizar e que potenciará a aquisição e/ ou consolidação de (novas) competências pessoais e profissionais aos envolvidos no processo.
Espera-se que a introdução de um novo produto (cogumelos) com procura, interna e externa, contribua para melhorar a situação económica das unidades produtivas, permitindo igualmente aproveitar recursos internos até agora subaproveitados ou mesmo desperdiçados bem como aumentar o número de pessoas com deficiência com uma resposta, até agora inexistente na comunidade, para treino de competências com vista à sua empregabilidade, sendo esta aliás uma das vertentes da missão do CASCI.
Como objetivos específicos pretende-se com este projeto:
1.Reforçar as competências socioprofissionais das pessoas com deficiência;
2.Valorizar os resíduos provenientes da carpintaria, doçaria e atividade agrícola (serrim, palha, compostos,…) até agora sem valor/aproveitamento.
3.Promover uma alimentação mais saudável aos utentes e colaboradores da instituição, bem como aos seus clientes, através da disponibilização/ comercialização de um alimento funcional e de elevado valor nutricional: o cogumelo.
4.Melhorar os resultados económico-financeiros das unidades produtivas do CASCI e manter o número de postos de trabalho ocupados por pessoas com deficiência.
Para a prossecução destes objetivos, desenvolver-se-ão quatro ações: 1. preparação das infraestruturas para a produção de cogumelos; 2. Capacitação para a produção; 3. dinamização de uma oficina para treino de competências e 4. divulgação e comercialização do novo produto.