Quem não gosta de receber um abraço?
Após esta terrível pandemia que fomos “quase que obrigados” a viver sem ter oportunidade de escolha, pensamos, desejamos, sonhamos com aquele abraço especial, vindo de alguém ou de todos, com o efeito transformador, protetor, consolador dos nossos corações de todos os nossos medos e receios!
Nas nossas vivências de creche, de pré-escolar, das famílias, do Mundo, precisamos de sentir Abraços constantemente para nos sentirmos Bem todos os dias!
Na infância, os abraços e afetos contribuem para o desenvolvimento da cognição, do cérebro, das emoções e das relações sociais da criança (Karina Weinman, 2016).
Várias pesquisas em mais de seiscentos artigos científicos comprovam a importância do abraço e do afeto para o crescimento saudável da criança. “Assim, quando a mãe dá colo e abraça o seu filho, estimula o cérebro a construir conexões neuronais que são a base da inteligência, das habilidades sociais e da essência do ser Humano. A criança ao ser abraçada sente mais felicidade e bem-estar” (Karina weinmann, 23/02/2016).
As crianças necessitam de braços seguros e estáveis ao logo da sua infância e de todo o seu ser. Os abraços fortalecem o vínculo que, por sua vez, faz com que sintam reconhecidos, deste modo, a criança confia mais em si mesma.
Os abraços são a forma mais significativa de criar o vínculo entre pais mães e filhos/as (aluno/a e professor/a). Os pais e mães são o primeiro contato social da criança com o mundo. Se esse primeiro contato é frio, desigual ou ainda, agressivo, as crianças, irão desconfiar dos restantes contextos sociais à medida que crescem. Na nossa infância quando sentíamos medo, era só receber um abraço dos nossos pais e mães, que tudo ficava bem!
É vital que no dia-a-dia cuidemos desse contato físico com as “nossas” crianças. Apesar de vivermos tempos de desconfinamento, poderemos dar um abraço com todos os cuidados necessários!
Os Abraços criam conexões neurais, constroem sensações, pensamentos, afetos, amor,…
Abraçar transmite boas sensações e boas energias, traz confiança, alento e conforto em situações que causam stress e mau estar.
Segundo, Karina Weinmamn, “Dentro de um abraço cabe o Mundo, um Mundo de emoções e sentimentos que não precisam de ser ditos, apenas sentidos!”
E Hoje já abraçaste alguém?
Equipa da Creche
Centro de infância da Costa Nova