O tema do envelhecimento é algo que não é novo. O envelhecimento é um processo contínuo que carece de especial atenção pois nele ocorrem grandes alterações, seja ao nível das atitudes, da intervenção e acompanhamento social, seja da manutenção física e dos cuidados de saúde específicos.
Ao longo dos anos tem vindo a ser desmistificado o conceito da institucionalização até então com uma visão negativa, sendo hoje cada vez mais encarada como uma aposta para a qualidade de vida a frequência em instituições de cariz social.
O CASCI, como organização prestadora de cuidados à população idosa, realiza uma intervenção continuada e adaptada a cada caso específico em termos de apoio e cuidados. As pessoas idosas que dão entrada nas nossas ERPi’s são cada vez mais dependentes e com demência e por isso consideramos crucial a implementação de novas formas de intervenção com recursos a diversas ferramentas focando várias áreas: motora, cognitiva e/ou clínica, social, familiar.
Nesta fase da vida queremos dar aos nossos utentes a máxima tranquilidade, conforto, paz, amor, tendo em conta a preservação das capacidades físicas, cognitivas e relacionais.
Por Catarina Ferrão
Diretora de Departamento das Estruturas Residenciais para Idosos