A Estimulação Multissensorial visa trabalhar ativamente os 5 sentidos primários (olfato, tato, audição, visão e paladar) e os sistemas vestibular e propriocetivo.
Através do sistema visual é possível interpretar imagens, luzes e desta forma conhecermos o mundo em que vivemos.
Com o sistema auditivo conseguimos o reconhecimento de sons emitidos pelo meio ambiente onde estamos inseridos.
O sistema olfativo permite sentirmos os cheiros e termos reações relacionadas com os mesmos.
Com o sistema gustativo conseguimos sentir as substâncias que são colocadas na língua e reconhecer os diferentes sabores.
O tato é responsável pela perceção de sensações como temperatura, dor, pressão, texturas, formas e tamanhos.
O sistema vestibular é responsável pela manutenção do equilíbrio.
Por último temos o sistema propriocetivo que permite perceber a localização, posição e orientação do corpo no espaço em relação ao mundo.
A população idosa beneficia muito com este tipo exercícios, promovendo o relaxamento, o desenvolvimento de competências cognitivas, comunicativas, sociais e melhorando a sua qualidade de vida e bem-estar.
Nas respostas sociais de Centro de Dia ou nas Estruturas Residenciais para pessoas Idosas poderemos ter uma panóplia de atividades de Estimulação Multissensorial.
A criação de uma pequena Mala de Estimulação dentro da resposta social com atividades para estimular cada um dos sentidos, poderá ser uma mais-valia para o auxílio do técnico que as aplique e desta forma permitir uma intervenção Individual, em grupo ou no domicílio.
Seguem alguns exemplos de atividades que podem ser realizadas com pequenas ferramentas sensoriais:
-Lâmpadas de diferentes intensidades de luzes e cores, a projeção de imagens, a utilização de fotos ou imagens ligadas à vida do/a idoso/a;
-Leitura de contos sensoriais, audição de diversos sons e efeitos sonoros ou de músicas da sua época e sons de relaxamento;
– Experiências com diferentes odores e aromas;
– Experiências gustativas comparando dois sabores azedos/doce, salgado/doce entre outros.
-Tocar em diferentes texturas, superfícies (lisas, ásperas, macias…) ou variação de temperaturas (quente/frio).
Antes da aplicação destas atividades é muito importante realizar uma entrevista com o/a idoso/a para fazer uma recolha minuciosa sobre os seus gostos e as suas vivências. Essa informação deve ficar arquivada junto ao seu processo para que, os exercícios de estimulação multissensorial possam ser aplicados e adaptados ao longo do tempo.
“Cuidar dos nossos idosos é preservar a nossa história”
(autor desconhecido)
Educadora Social