Famílias e Pré-Escolar – uma parceria fundamental

 



O que é educação?

Educação tem diferentes significados, entre os quais a transmissão de hábitos, valores e tradições às gerações mais jovens.

A educação pré-escolar constitui-se como a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida e complementa a ação educativa da família, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança com vista à sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre, solidário e participativo.

Tendo em conta que mães/pais /famílias e estabelecimentos de ensino pré-escolar contribuem para a educação das crianças, é fundamental que exista uma relação de profunda cooperação entre ambos.

 

O que é educar? As mães/Os pais são educadoras/es?

Educar é acompanhar e influenciar, de alguma forma, o desenvolvimento da aprendizagem, das capacidades físicas e intelectuais. Há autores entendem que toda a atuação familiar é educativa e para ilustrar esta ideia, podemos referir a reação de mães/ pais ao comportamento das/os filhas/os. A forma como as mães/os pais reagem, ou não, ensina à criança as consequências do seu comportamento, mesmo quando não é essa a intenção. As mães/Os pais têm uma importância incontornável na educação das suas crianças, pois são responsáveis por legitimar ou rejeitar comportamentos, conhecimentos e valores adquiridos pelas crianças no seu processo de aprendizagem. Exercem, portanto, uma importante mediação na relação da criança com o mundo. Mães/Pais que falam, educam para a discussão. Educar para o diálogo pressupõe que as mães/os pais tenham uma boa relação estabelecida com o objeto de discussão ou, quando isso não acontece, tenham coragem para ser sinceras/os e expressar limites e incapacidades.

Assim, também acontece com relação à educação formal, a participação das/os mães/pais depende, em primeiro lugar, da relação que têm com o conhecimento. Mães/Pais que valorizam a formação científica e cultural tendem a influenciar positivamente a relação estabelecida entre as/os filhas/os e o processo de aprendizagem. A participação ativa no processo educacional confirma esse interesse. Quando as mães/os pais se aproximam dos conteúdos aprendidos na escola e demonstram interesse, essa atitude reflete-se diretamente no comportamento das/os filhas/os.

 

A investigação comprova as vantagens do envolvimento entre a família e a escola, designadamente a promoção de um clima global positivo, a facilitação da cooperação entre as crianças, o aumento da autoestima das crianças, assim como melhorias no comportamento e no cumprimento de regras. Esta parceria é, portanto, facilitadora da aprendizagem e de um desenvolvimento saudável e feliz.

No CASCI, as equipas do Ensino desenvolvem a sua intervenção com profundo sentido de ética e empenho, inspiradas pela autenticidade e pela intencionalidade das crianças, crentes de que contribuem de forma significativa para que as crianças cresçam felizes, saudáveis e capazes de continuar a trilhar caminho além das fronteiras do pré-escolar. Para que continuemos a fazer a diferença com o nosso trabalho, o seu apoio e a sua colaboração, que é mãe/pai, é fundamental. Contamos consigo!

 

 

Ana Dias

Educadora de Infância – Centro de Infância de Ílhavo (Pré-Escolar)

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