Uma afirmação vulgarmente conhecida, mas simultaneamente multifacetada numa perspetiva de Marketing Digital. Muitos blogs e sites, mesmo sem investimento significativo em grafismo, tornaram-se excelentes no conteúdo, que por regra surge bem trabalhado e direcionado a um público-alvo bem definido, caracterizando-se pela simplicidade e cariz informativo da mensagem.
Neste sentido, verifica-se ser imprescindível captar a atenção do utilizador com o conteúdo, uma vez que a primeira impressão induz impacto acrescido (cartazes, flyers, etc.). Trata-se de empregar as ferramentas do marketing aliadas às do design, para promover determinado produto e/ou serviço com uma estratégia concertada.
Do meu ponto de vista, paralelamente o conteúdo na era digital deverá ser complementado com “uma imagem vale mais que mil palavras”. Esta expressão, atribuída ao filósofo chinês Confúcio, pretende reforçar a ideia de que a comunicação através de imagens chave é essencial para poder transmitir a mensagem, e deste modo potenciar os resultados a alcançar com a estratégia de marketing adotada.
O Marketing Digital revela-se assim como um meio primordial para atrair e fidelizar clientes, numa aposta clara de segmentação do público alvo que se pretende atingir. Efeito da diversidade de informação, aplicações e plataformas disponíveis no canal online, a conjugação de meios digitais deverá ser gerida eficazmente.
No caso particular das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), as mesmas precisam constantemente de se reinventar para poderem comunicar com o público alvo a quem se destinam, apostando na inovação e nas novas tendências.
Por Luís Costa
Comunicação e Marketing