A água tem um papel fundamental para nosso organismo, ainda mais na estação do ano em que nos encontramos. Entre muitas funções a água é responsável pelo controlo da temperatura corporal, favorece o bom funcionamento dos órgãos (principalmente o rim e o intestino) e ajuda na eliminação de toxinas.
Quando não bebe a quantidade suficiente de água poderá sentir alguns sintomas associados a desidratação (seja ligeira ou acentuada) que poderão incluir: dores de cabeça, redução da capacidade de concentração e memória. Por estes motivos é aconselhável a ingestão diária de cerca de 1.5 a 2.0L, para que a hidratação seja assegurada.
Quando falamos em bebidas reportamo-nos essencialmente à água como fonte primordial, evite escolher bebidas açucaradas na sua substituição, por em muitas ocasiões fornecerem grandes quantidades de açúcar. Para dar um exemplo um refrigerante comercial poderá conter até 6 pacotes de açúcar (6g) por uma garrafa de 330ml, o que por si só representa uma elevada ingestão de açúcar para uma refeição. Os sumos de fruta naturais parecem também não representar uma boa opção uma vez que ao se utilizar a polpa de fruta mas ao descartar a fibra alimentar essencialmente presente na casca exclui o efeito protetor associado a essa fibra. Por esse motivo é uma melhor opção comer a fruta em deferimento da produção do seu sumo.
Um consumo exagerado de açúcar poderá culminar em doenças crónicas e num aumento da gordura corporal. Prefira a água, faça dela a sua bebida de eleição.
Nutricionista