Depois de 17 anos a trabalhar para o setor público, no dia 1 de fevereiro de 2022, iniciei funções como administrativa na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas 1 e 2 do CASCI, desafio este que encarei como uma oportunidade de crescimento, numa área pela qual nutria um carinho especial.
O papel de administrativa numa estrutura residencial para pessoas idosas é muito mais do que estar sentada atrás de uma secretária a atender telefones, agendar e encaminhar visitas e organização de dossiers. Nestas estruturas, uma administrativa precisa de estar sempre disponível para dar atenção, uma palavra amiga, um carinho e para realizar funções completamente fora do nosso âmbito.
Precisamos de ter capacidade para, lidar com diferentes emoções, tanto nossas como dos/as nossos/as seniores, pois a pandemia provocou/lhes muitas vezes o sentimento de que estavam sozinhos/as. Senti ainda a necessidade de encarar a morte como um processo normal…
Trabalhar num lar é um desafio constante, lidar com pessoas que tem personalidades, aptidões físicas e psicológicas diferentes.
Agora, dou ainda mais importância a todos/as os/as colaboradores/as que diariamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana se dedicam de corpo e alma a todos os/as utentes como se fosse um elemento da sua própria família.
Aqui, sem dúvida, o Amor é a palavra-chave.
Ana Santos
Administrativa ERPI 1 e 2