A Cidadania é um conceito que inclui um conjunto de direitos e deveres da cidadã e do cidadão. A cidadania é muito importante para a sociedade e envolve respeito, participação política e qualidade de vida. É constituída por diferentes tipos de direitos e Instituições; é produto de Histórias Sociais diferenciadas, protagonizadas por grupos socias diferentes.
A Cidadania é um conceito socialmente construído que visa a articulação entre direitos, deveres, identidade social e desigualdade económica É o próprio direito á vida, visando a conquista da realização humana. A cidadania não é algo “dado”, mas algo que tem que ser conquistado permanentemente.
Cada vez mais, a Cidadania faz parte do discurso de Serviço Social. Orientar as suas intervenções junto das famílias, para a garantia da cidadania e dos direitos sociais deve ser a estratégia básica fundamental do Serviço Social. Assim, é pertinente que haja uma articulação constante entre as Organizações Sociais por forma a contribuir para uma efetiva construção de Cidadania que promova a inclusão social dos grupos mais desfavorecidos. Ao/À Técnico/a de Serviço Social cabe-lhe, em última instância, o papel de mediação entre as famílias, as Instituições e o Estado.
Ana Teresa Maçarico
Técnica Superior de Serviço Social