Motivadas pela formação que temos vindo a receber … e porque cada vez faz mais sentido trabalhar as emoções de gente pequena e de gente grande…
Todas as pessoas já nascem a sentir…a sentir emoções…
As crianças são incrivelmente alegres, querem explorar o mundo e aprender sem parar. Mas durante o seu percurso de vida começam a identificar que o mundo parece não ser tão perfeito assim, e a sentir todas as emoções sem entender o porquê.
Saber identificar cada emoção e o que a levou a sentir “aquilo” é fundamental para que a criança aprenda a lidar com cada uma delas.
Missão do Educador
Então, poderemos dizer que uma das principais missões ao educar uma criança é ajudá-la a entender, reconhecer cada emoção, e mais importante do que tudo, mostrar-lhe que, nós as pessoas “grandes” …também sentimos … é natural e faz parte da vida. Devemos mostrar-lhes que também sentimos todas as emoções – raiva, medo, nojo, tristeza, alegria, vergonha. Vendo em nós as emoções a acontecer, a serem expressadas, a criança terá mais facilidade em entendê-las, reconhecê-las e aprender a lidar com cada uma delas.
Todas as emoções, sem exceção, são importantes para todos/as nós.
Aprender desde cedo a reconhecer as emoções e saber que é natural senti-las facilita o desenvolvimento, amadurecimento e relacionamento interpessoal. Todo o processo de viver em sociedade se torna mais fácil quando conseguimos entender as nossas emoções e das demais pessoas, ajudando-nos desta forma a resolver conflitos com maior facilidade, e isso pode acontecer ainda no jardim de infância.
Quando a criança sente que não pode expressar, seja de que forma for, as suas emoções, está a aprender a reprimir o que sente e esse silêncio pode gerar sérios problemas ao seu desenvolvimento emocional, psicológico e social.
Se não procurarmos entender e interpretar cada lágrima, o grito e o desconforto de cada criança, se não dermos importância às suas emoções estaremos a contribuir para o seu silêncio emocional, a negar o que sente…
Emoções reprimidas durante a infância originam pessoas adultas incapazes de lidar com os próprios sentimentos e com os das outras pessoas. O autoconhecimento, que implica o desenvolvimento de consciência dos próprios sentimentos, é a base para/da inteligência emocional.
Emocionar-se…emocionarmo-nos… é preciso
E aprender com as nossas emoções é fundamental para o nosso desenvolvimento e amadurecimento. Por este motivo, o CASCI encontra-se a implementar, nos seus Centros de Infância, o Programa Educação emocional – Caminho para a felicidade e espera, também desta forma, continuar a fazer a diferença na vida das crianças que tem o privilégio de acompanhar e das suas famílias.
Vamos ter sempre presente que é fundamental VIVER e experimentar todo o tipo de emoções com a arte de saber viver.
Maria João Cardoso
Educadora Infância