As respostas sociais do Acolhimento no CASCI

Acolhimento CASCI
Nas respostas sociais de Acolhimento no CASCI os/as nossos/as utentes vão encontrar profissionais empenhados/as e especializados/as, nomeadamente, enfermeiros/as, médica, fisioterapeuta, animadoras, ajudantes de ação direta, auxiliares de serviços gerais e diretoras que diariamente vão trabalhar com empenho para satisfazer as suas necessidades individuais, tentando minimizar o impacto de não estarem junto das suas famílias e em suas casas.
Para a satisfação das necessidades físicas, emocionais e psicossociais dos/as nossos/as utentes, trabalham 28 Ajudantes de Ação Direta, 13 Serviços Gerais, 1 Rececionista, 1 Administrativa, 2 Animadoras, 2 Enfermeiras e 2 Enfermeiros em regime de prestação de serviços, 1 Fisioterapeuta, 1 Médica e 2 Diretoras Técnicas.

Para a Animadora Liliana Fragoso “Ser animadora no CASCI é continuar alimentar o sorriso que o idoso trás de casa!

Ser animadora no CASCI é trabalhar em prol de qualquer idoso!

Ser animadora no CASCI é ajudar o mais velho a não perder todas as competências que ainda tem!

Ser animadora no CASCI é contribuir para o bem estar daqueles que tantas histórias antigas nos invadem todos os dias!

Ser animadora no CASCI é aprender mais um bocadinho com cada idoso!

Ser animadora no CASCI é incentivar à vida, que apesar de estar num lar ainda há tanto para viver e que nunca se é velho para nada!

Ser animadora no CASCI é continuar, trabalhar, ajudar, contribuir, aprender e incentivar a uma velhice  feliz!

Ser CASCI é ser altamente feliz como animadora!”

Na opinião da nossa fisioterapeuta, Dra. Sara Leite, as estruturas residenciais para pessoas idosas têm ao dispor sessões personalizadas e individuais de fisioterapia, direcionadas a problemas neurológicos, cardiovasculares, respiratórios, reumáticos, ortopédicos, focando a intervenção no maximizar da qualidade de vida, do movimento e na independência funcional nas atividades de vida diária.

Diariamente a nossa Fisioterapeuta desenvolve sessões que integram treino da mobilidade, da capacidade física, da coordenação, do equilíbrio, da marcha, do uso de ajudas técnicas ou adaptativas, como o ensino ao/à utente e cuidadores/as, de estratégias facilitadoras ou adaptativas do movimento, potenciando a funcionalidade e participação nos diferentes contextos de vida.

As nossas ajudantes de ação direta trabalham diariamente com corpo e alma, tal como refere a nossa colaboradora Vanessa Santos “ser do Casci é fazer parte de uma família. Cuidar de pessoas é mostrar-se totalmente humano no sentido mais sensível da palavra.  Porque o final da vida deve ser vivida de forma digna, com amor, carinho e compreensão.  Trabalhar com a saúde é uma arte… A arte de compartilhar a vida! Ser um profissional de saúde é colorir a vida de alguém sem usar lápis de cor. E ser do Casci, é fazer tudo isto. Ser do Casci, é cuidar desta nossa família.”

Como complemento à Ação Direta trabalham diariamente vários/as auxiliares de serviços gerais com o intuito de fazer com que os/as utentes se sintam cuidados/as como em suas casas, atendendo ás suas especificidades, mantendo diariamente o seu espaço limpo e organizado.

Gisela Macedo

Psicóloga

Diretora do Departamento de Acolhimento

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top