Inteligência emocional e o sucesso na vida

inteligência emocional

Um grande número de famílias acredita ainda que o sucesso académico é garantido pela aquisição de competências de natureza cognitiva – aprender a ler e a escrever, a realizar operações matemáticas, é aí que reside o segredo do sucesso pessoal e profissional. Contudo, diversos estudos têm vindo a demonstrar que o sucesso na vida, fortemente associado também ao bem-estar pessoal e à felicidade, é determinado por competências associadas à inteligência emocional.

Ciente da importância da educação emocional na promoção da literacia das emoções e no desenvolvimento de competências fulcrais para o sucesso e para a felicidade, o CASCI implementou, no ano letivo de 2020/2021 o Programa Educação Emocional – Caminho para a felicidade, direcionado a todas as crianças de Creche e Pré-Escolar.

Este programa é implementado pela equipa docente e não docente através do desenvolvimento de atividades direcionadas à exploração de emoções pelas crianças, no sentido de estimular o reconhecimento das emoções, em si próprias e nas outras pessoas, e promover a sua capacidade de as nomear, criando-se desta forma uma base sólida sobre a qual poderá dar-se continuidade ao desenvolvimento da inteligência emocional.

No âmbito do Programa Educação emocional – Caminho para a Felicidade são ainda dinamizados Workshops sobre a temática para as famílias das nossas crianças, facultando às famílias estratégias para que possam dar continuidade, em casa, ao trabalho desenvolvido no contexto escolar.

Por fim, o CASCI desenvolve formação interna direcionada a colaboradores/as no âmbito da educação emocional, apostando fortemente no desenvolvimento de competências de inteligência emocional também nos/as profissionais que trabalham diretamente com as crianças.

A inteligência emocional traduz-se em inúmeras vantagens: crianças capazes de autorregular as suas emoções tendem a conseguir concentrar-se com maior facilidade, a (auto)motivar-se no desempenho de uma tarefa, a gerir mais eficazmente o stress e a gerir os conflitos de uma forma positiva.

Manuela Vieira Teixeira

Psicóloga

Diretora do Departamento de Ensino

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top