E agora, o que fazer para o jantar?

 

A vida como a nós conhecemos atualmente é sem dúvida algo muito diferente daquilo que representava a forma como convivíamos em momentos pré-pandemia. Esta situação pandémica veio, por um lado, expor várias fragilidades e, por outro lado, criar desafios que nós, enquanto espécie, devemos saber superar.

A recente decisão do governo de encerramento dos serviços de restauração aos fins-de-semana em horário posterior as 13 horas terá sem dúvida efeitos nas escolhas alimentares dos/as Portugueses/as, podendo limitar ou criar dificuldades na diversificação de ementas para a família. Assim, elaboramos um conjunto de diretrizes para criar uma maior facilidade de planificação de ementas e fundamentalmente evitar o desperdício alimentar.

FAÇA UM ESBOÇO DA SUA EMENTA SEMANAL – Esta planificação é sem dúvida importante, porque permite de uma forma ordeira ter uma maior consciência das escolhas alimentares e promove uma maior variedade de alternativas. Assim, tente variar sempre em três aspetos fundamentais: a variedade na utilização da proteína (carne, peixe, ovos), a variedade na utilização dos hidratos de carbono (arroz, massa, batata, lentilhas, feijão, couscous, quinoa, entre outros) e o método de confeção (cozidos, estufados, guisados, grelhados, assados e, em menor escala, fritos). Havendo uma boa gestão destes aspetos, o número de opções multiplicará.

FAÇA UMA BOA LISTA DE COMPRAS – Depois de definir uma boa planificação semanal é fundamental arranjar ingredientes de boa qualidade e nas quantidades necessárias. Por muito que apeteça um bom bacalhau assado na brasa, se só no próprio dia, depois do trabalho, nos deslocarmos à superfície comercial para comprar os ingredientes, dificilmente encontraremos todos os ingredientes necessários e, se os encontrarmos, iremos comprar alguns em quantidades inadequadas. É preferível deslocar-se menos vezes ao supermercado e comprar produtos que lhe possam ser úteis na elaboração de várias refeições, evitando assim o desperdício alimentar.

DURANTE A SEMANA ELABORE PRATOS MAIS SIMPLES – Muitas vezes com o acumular do cansaço de um dia de trabalho é difícil haver tanta paciência para cozinhar. A nossa sugestão é que nos dias de semana opte por elaborar pratos mais simples e com uma maior utilização de ervas aromáticas, procurando criar uma maior diversidade de sabores que não ultrapasse os 30 minutos de elaboração. Poderá dedicar mais tempo do fim-de-semana ao explorar de receitas mais elaboradas e de maior grau de dificuldade. Poderá também apreciar essa refeição com uma bebida adequada de uma forma mais relaxada.

Em suma, a planificação é sem dúvida um aspeto muito importante para haver uma maior diversificação das escolhas alimentares, para haver a criação de pratos mais saborosos e apelativos visualmente, para poder evitar o desperdício alimentar e também para economizar algum dinheiro.

 

Ivo Ferreira,

Nutricionista

Serviço de Alimentação e Nutrição

 

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top