É inquestionável que a formação não termina com a conclusão de um percurso académico, a aprendizagem é, felizmente, um processo contínuo. Atualmente é imperativo fomentar e praticar o desenvolvimento profissional e a formação contínua, uma vez que as exigências do contexto de trabalho, o progresso tecnológico e a produção de conhecimento científico exigem uma constante adaptação.
A formação profissional constitui um elemento estratégico de gestão, pois influencia o desempenho do que é o principal recurso de qualquer Organização – as pessoas.
O investimento em formação traduz-se em inúmeras vantagens, tanto para as organizações como para as pessoas que nelas trabalham: maior competitividade e produtividade, maior capacidade de retenção de talento, mais conhecimento e novas competências, maior diferenciação e maior realização profissional.
A aposta na formação e na qualificação profissional é também um dos fatores que promovem a qualidade numa Organização, facilitando a satisfação de clientes/utentes. Ao longo dos anos, o CASCI tem apostado fortemente na dinamização de formação, quer interna, quer externamente. Em 2022 foram realizadas um total de 29 ações de formação, que envolveram 492 pessoas. Em 2023 contamos continuar a investir na melhoria contínua e na procura da crescente satisfação dos/as nossos/as utentes e das suas famílias e, assim, continuar a fazer a diferença.
Manuela Vieira Teixeira (manuela.vieira@casci.pt)
Psicóloga, Diretora do Departamento de Qualidade