Planificar em educação implica o envolvimento das crianças. Ao planificar, é notório o foco das crianças no brincar.
Muitas vezes, o “simples” brincar é muito desvalorizado pela pessoa adulta, no entanto, é importante refletirmos que através do Brincar a criança cria, descobre o Mundo, as pessoas e a si própria!
Vejamos…
Ao ler uma história, brincar na área da casinha, estimulamos a criatividade e a imaginação.
Ao brincar com as amigas e os amigos, promove-se a interação social e o desenvolvimento de competências socio-emocionais e prepara-se a criança para viver em sociedade.
Com uma caixa de legos, desenvolve-se o raciocínio, os conceitos matemáticos, a motricidade fina.
Ao perder num jogo, a criança aprende a lidar com a frustração e desenvolve a resiliência.
Através dos puzzles desenvolve-se a autoconfiança, a atenção e a concentração.
Com carrinhos desenvolve-se a coordenação motora.
Muitos mais exemplos se poderiam referir, mas o exposto é suficiente para deixar muito claro que na Infância o lema deve ser: Brincar, Brincar, Brincar!
Maria João Rocha
Educadora de Infância, Diretora Pedagógica do Centro de Infância da Costa Nova