Hoje, eu brinquei!

brinquei

Planificar em educação implica o envolvimento das crianças. Ao planificar, é notório o foco das crianças no brincar.

Muitas vezes, o “simples” brincar é muito desvalorizado pela pessoa adulta, no entanto, é importante refletirmos que através do Brincar a criança cria, descobre o Mundo, as pessoas e a si própria!

Vejamos…

Ao ler uma história, brincar na área da casinha, estimulamos a criatividade e a imaginação.

Ao brincar com as amigas e os amigos, promove-se a interação social e o desenvolvimento de competências socio-emocionais e prepara-se a criança para viver em sociedade.

Com uma caixa de legos, desenvolve-se o raciocínio, os conceitos matemáticos, a motricidade fina.

Ao perder num jogo, a criança aprende a lidar com a frustração e desenvolve a resiliência.

Através dos puzzles desenvolve-se a autoconfiança, a atenção e a concentração.

Com carrinhos desenvolve-se a coordenação motora.

Muitos mais exemplos se poderiam referir, mas o exposto é suficiente para deixar muito claro que na Infância o lema deve ser: Brincar, Brincar, Brincar!

Maria João Rocha
Educadora de Infância, Diretora Pedagógica do Centro de Infância da Costa Nova

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top