Inteligência emocional – uma importante aliada

A inteligência emocional traduz-se a capacidade de perceber, avaliar e expressar emoções de uma forma adaptativa, o que não significa que a tristeza ou a raiva, por exemplo, que são emoções sentidas negativamente pela maioria das pessoas, não voltem a manifestar-se, mas, isso sim, que temos a capacidade de as gerir eficazmente.

A inteligência emocional pode cultivar-se ao longo da vida e, sobretudo num momento como o atual, marcado pela incerteza e pela insegurança devido à pandemia por COVID-19, deverá ser uma aliada importante.
O que podemos fazer então?
Em primeiro lugar, reconhecer o que sentimos, dar-lhe um nome – Ansiedade? Medo? Apreensão?, e partilhar com outras pessoas, o que ajuda a diminuir a carga negativa e a ganhar perspetivas diferentes (e mais animadoras) sobre a situação.
Viver no presente e focar a atenção naquilo que conseguimos controlar é fundamental. Já dizia Mark Twain “Tive muitas preocupações na minha vida. A maioria delas nunca veio a acontecer.”, o que significa devemos evitar preocupações excessivas com cenários hipotéticos que, muito provavelmente, nunca virão a concretizar-se.
Apoiar as crianças é também imprescindível. Para as crianças, sobretudo as mais pequenas, que ainda não sabem reconhecer/nomear e até mesmo expressar de forma adaptativa as emoções que sentem, é penoso e desestruturante perceber que as suas pessoas de referência – mãe, pai, família, estão inquietas. Uma criança começa por compreender que as emoções que sente são legítimas se as pessoas adultas com as quais se relaciona elas próprias as expressarem.
Tendo em conta a importância do desenvolvimento de competências emocionais, sobretudo na primeira infância, o CASCI tem previsto dar início, ainda no decurso do presente ano letivo, a um programa de Educação Emocional direcionado a crianças do pré-escolar que frequentam os diferentes centros de infância. O início deste programa estava previsto para abril/2020, contudo, a situação atual de pandemia impediu a sua concretização. Contamos retomar este projeto assim que existam condições para o fazer e contamos desde já a com a compreensão e colaboração de todos/as.
Por Manuela Vieira Teixeira

Psicóloga, Diretora Qualidade/Gestão de Pessoas e Competências (CASCI)

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top