A pandemia provocada pela COVID-19, veio desencadear profundas alterações no estilo de vida de todos/as nós, obrigando a adaptar a forma como nos comportamos em sociedade. Tendo em consideração esta realidade, devemos refletir sobre algumas questões pertinentes. Mas afinal de contas qual o real impacto que este isolamento social poderá provocar no peso corporal?
As publicações nas redes sociais durante a quarentena revelaram interferir com os esforços para se estabelecerem hábitos saudáveis. Pesquisas experimentais mostraram que a exposição a meios estigmatizantes do peso aumenta o consumo calórico entre indivíduos com maior peso corporal. Isso pode significar um efeito “porquê tentar?”: quando indivíduos que estão num processo de perda de peso são bombardeados com mensagens de que não têm força de vontade para impedir o ganho de peso.
No caso das crianças, as evidências sugerem que quando as crianças estão fora da escola, por exemplo, fins de semana e férias de verão (contexto semelhante ao da pandemia), elas são fisicamente menos ativas, demonstram padrões irregulares de sono e dietas menos favoráveis, resultando em ganho de peso e perda de aptidão física. Os vídeos educacionais podem ser úteis para motivar as crianças a ter um estilo de vida saudável em casa. Para tornar esses materiais educacionais realmente eficazes, eles devem ser apelativos e apropriados à idade.
Nutricionista