O aparecimento do livro revolucionou o mundo antigo e, ainda hoje, estando nós na era digital, nada se compara à leitura de um bom livro. Através destes, registou-se história, conhecimento, técnicas, contos, experiências, cálculos científicos e um sem número de informação tão valiosa para a humanidade transmitida ao longo de gerações.
Atualmente em Portugal os níveis de analfabetismo não são significativos, no entanto, a leitura continua algo distante à maioria da população. Esta distância mantem na sua génese as dificuldades em comprar livros e a falta de investimento global na cultura literária. Ler é um direito e um dever que deveria estar disponível para todos/as.
Cabe a cada pessoa, bem como às instituições de cada comunidade, estimular o usufruto deste privilégio, tornando possível um acesso mais próximo, fácil e apelativo ao livro.
O Centro Comunitário do CASCI irá dar início a uma recolha de livros que irá possibilitar o acesso gratuito e incondicional ao livro. Contamos com a ajuda de todas as pessoas para proporcionar momentos de lazer, de cultura, de informação, de paixão, de sonho, diríamos nós, a um determinado grupo de pessoas que, por diversas razões não terão acesso aos livros. Ao fazê-lo estará também a contribuir para o incentivo á leitura.
João Pedro Alves
Psicólogo, Diretor Técnico do Centro Comunitário/Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social