MEDIDAS DE AUTO PROTECÇÃO, O QUE SÃO, PARA QUEM SÃO…

As Medidas de Autoprotecção (MAP) têm como objectivo assegurar a segurança de pessoas e dos edifícios/recintos face ao risco de incêndio. Consistem em procedimentos de organização e gestão da segurança e têm duas finalidades principais: a garantia da manutenção das condições de segurança e a garantia de uma estrutura mínima de resposta a emergências.
São constituídas por: Medidas preventivas – Plano de Prevenção; Medidas de intervenção – Plano de Emergência Interno; Formação – Formação geral para todos os colaboradores; Simulacros – Teste das Medidas e treino dos ocupantes e Registo de segurança.
As MAP destinam-se a todos/as os/as utilizadores/as de um espaço privado ou público. Nas IPSS todos/as têm de estar envolvidos, da Administração ao utente e todos/as têm um papel activo. As Administrações deverão conhecer os planos de segurança, como estes se aplicam e fazer a ponte entre a Organização e as autoridades; existe na organização um responsável de segurança, responsável pelo bom cumprimento das MAP na Organização; em cada Resposta Social/Centro existe um delegado de segurança, este é o responsável no local pela coordenação das operações, pelo alerta/alame e aviso às  autoridades; aos restantes colaboradores/as cabe-lhes a parte activa nas emergências, farão parte das equipas de corte, de evacuação e de primeira intervenção, os/as utentes deverão ser treinados para saber como agir em caso de uma emergência, quanto maior for o conhecimento destes dos espaços e procedimentos, mais fácil será a sua evacuação.
A todos/as cabe uma tarefa fundamental no dia-a-dia, evitar situações de risco: não obstruir caminhos e portas; não colocar objectos a tapar sinais; organização e limpeza nos espaços de arrumos (sótãos, armazéns), são espaços normalmente negligenciados, que se vão tornando perigosos, pela carga térmica que cumulam; não utilizar velas ou qualquer outro tipo de fonte de ignição; ter cuidado com as instalações eléctricas (fios descarnados, não colocar mais que um equipamento de grande carga na mesma tomada); evitar fontes de calor perto de cortinados.
Estar seguro é uma responsabilidade de Todos/as.
Por Paulo Pereira

Logística



Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top