Mudam-se os tempos, inventam-se novas formas de estar…
“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,
Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades…”
Já dizia Luís Vaz de Camões mudam-se os tempos, mudam-se as vontades e no tempo em que vivemos muitas são as mudanças, as vontades e a cada dia reinventam-se novas formas de estar.
Deparámo-nos com a necessidade de reformular as Estruturas Residenciais para os nossos Idosos, desde a renovação de espaços, de forma a garantir o devido distanciamento entre utentes, à formação e preparação das equipas para a pandemia COVID-19.
Muitas são as emoções que diariamente invadem os nossos pensamentos, e fazem bater mais forte os nossos corações… SIM temos medo… pela nossa família, pelos/as nossos/as filhos/as que precisam muito de nós… pelos nossos pais e mães que são também pessoas de risco… MAS temos esta missão, a missão de estar na linha da frente a cuidar dos que mais precisam. As equipas não medem os esforços para fazer frente a este vírus (o inimigo invisível de todos nós), colocando assim em prática as medidas de contingência essenciais, e os recursos materiais que o momento exige (equipamento de proteção).
O sentido da palavra SAUDADE intensificou-se nestes últimos tempos. Os nossos utentes sentem a falta das suas famílias, mas graças às novas tecnologias, o longe se faz perto, e através da caixinha mágica, descobrem-se novas formas de estar e minimizam-se as saudades.
Também se acentua a saudade de viver o mundo lá fora, e portanto, ao longo dos dias inventam-se e reinventam-se atividades de animação, decoração dos espaços da casa, novas formas de socializar.
Quero deixar um grande agradecimento à equipa técnica das ERPI’S pela coragem, serenidade, clareza e capacidade de gestão das equipas. Um agradecimento muito sincero à equipa de saúde (Médica e enfermeiras) pela calma, pelos ensinamentos e pela confiança depositada em todos nós. Igualmente importantes, são as equipas que estão no terreno, pelo seu esforço e dedicação… duas vertentes que lhes são tão peculiares. OBRIGADO!
Um agradecimento a todas as colegas que nos vieram ajudar e trazem a partilha de experiências, os seus saberes e seu altruísmo.
Um grande OBRIGADO à Direção pelas palavras certas nos momentos certos, pelo constante contacto, quer por telefonemas como por videochamadas, sempre com o intuito de garantir que nada nos falte.
Sabemos que as famílias também estão a sofrer pela incerteza, pela distância, pelo futuro incerto… Um agradecimento a todos vós pela confiança… Deixo-vos uma palavra de esperança de que tudo irá ficar bem.
Temos um longo caminho pela frente… um caminho incerto, mas com a certeza de que, estamos mais unidos do que nunca, e assim conseguiremos fazer face a todas as exigências. A grande mensagem a guardar, é a do sentimento genuíno que conseguimos dar e receber a cada gesto ao próximo, e a predisposição que ganhamos a cada momento, assim como a força que renovamos a cada sorriso e em cada olhar.
Por Catarina Ferrão
Diretora de Departamento das Estruturas Residenciais para Idosos