O exercício de uma cidadania em pleno


Nos dias de hoje, a escola e a família são vistas como antagónicas, quando na realidade ambas têm um objetivo em comum: transformar as crianças, os/as adolescentes e os/as jovens, para que estes/as se tornem adultos/as com formação e com capacidade de projetar um futuro com sucesso na nossa sociedade.

A educação não compete apenas à família, tendo a escola, também, um importante papel no que toca a crianças, os/as adolescentes e os/as jovens. Para além de a família ser vista como o meio mais confortável em que o/a jovem deve brotar, muitas vezes não é o mais seguro. Desta forma, compete à escola ser o seu porto seguro e lutar por uma vida promotora de sucesso. É também importante que, mesmo aqueles/as que têm o privilégio de ter um seio familiar estruturado se sintam confortáveis dentro da escola.

De forma a combater a distância, quer entre escola, família e/ou os/as próprios/as jovens, a ação social investe no diálogo entre todas as partes de forma a conhecer as possibilidades para melhorar a vida destas crianças, os/as adolescentes e os/as jovens. A verdade é que todas as crianças, os/as adolescentes e os/as jovens têm as suas fragilidades, os seus sonhos. Na ação social, lutamos todos os dias para que estes/as jovens possam estar na sua área de conforto, investindo na promoção de comportamentos que otimizem uma educação com sucesso, orientando um futuro capaz de dar as respostas necessárias e que possam exercer a sua cidadania em pleno.

Por Ana Paula
Assistente Social

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top