Quem é que nunca teve dúvidas sobre os impostos que o Estado nos cobra? Para que servem? Será que temos algum benefício sobre os impostos que pagamos?
São questões que muitas vezes temos e para as quais nem sempre encontramos uma resposta.
A Educação e a Saúde são os principais serviços para os quais os valores dos impostos são canalisados e que todos/as nós usufruímos destes serviços, independentemente das nossas vivências, dos nossos descontos ou das nossas posses.
Quanto mais produtivo é um País, quanto maior é o seu PIB (Produto Interno Bruto), mais resultados serão obtidos, e o Governo aplica esses resultados na sua modernização e numa melhor qualidade de vida para todos/as os/as seus/suas cidadãos/ãs.
Por isso, os impostos são fundamentais o para que um País possa crescer. Todos/as temos que contribuir de forma proporcional aos nossos rendimentos e o Governo tem que ser cada vez mais eficaz a controlar e penalizar os negócios ilícitos que fogem aos pagamentos dos impostos, para que ninguém se sinta penalizado/a ou beneficiado/a.
Cabe a cada um/a de nós contribuir, para que todos/as junto/as possamos construir um País mais próspero, moderno e solidário.
Esperança Batel
Técnica Oficial de Contas