Estamos no arranque de mais uma ano escolar e com ele, todas as preocupações inerentes a um ano atípico devido à teimosia da Covid 19 continuar a permanecer entre nós. Até quando, ninguém sabe… sabemos, isso sim, que teremos que continuar a fazer a nossa vida adaptando-a à situação. Teremos que continuar a unir esforços e reforçar todas as medidas de proteção, tais como, higienização de espaços, o distanciamento social, usar equipamento de protecção e cumprir todas as medidas emanadas pela DGS.
Os inícios de anos lectivos, são sempre stressantes, tanto para as crianças, como para pais/encarregados de educação. Este ano, agudiza-se esse stresse especialmente para os pais/encarregados de educação pela atipicidade do momento. Todos nós nos temos que habituar às mudanças nunca outrora imaginadas. As crianças, essas, continuam a brincar em grupos distintos, povoando os recreios de risadas, alheias a tudo o que se passa à sua volta, brincadeiras essas em consonância com o cumprimento de regras que até agora, não existiam. E ainda bem que assim é…Estas aceitam-nas como de um jogo se tratasse…E nós, adultos, cá estamos para lhes proporcionar um ambiente tranquilo e seguro, para que possam crescer saudáveis, física e mentalmente e tornarem-se assim, adultos felizes. Essa é a nossa missão e acima de tudo o nosso dever…Mas é também tarefa e dever de pais/encarregados de educação e de toda a comunidade envolvente, porque todos juntos, é muito mais fácil.
Acreditamos que iremos, dia a dia, através de uma maior consciencialização das pessoas que trabalham nas nossas Respostas, lutar que para possamos continuar livres desta maldita doença e que, quando este flagelo chegar ao fim, possamos respirar de alívio e com uma forte noção de dever cumprido.
Felisbela Bernardo