A realidade de pandemia apanhou o mundo desprevenido. Apesar dos ecos que chegavam da China a anunciar uma nova doença, desconhecida e aparentemente com elevada taxa de mortalidade junto da população mais idosa, quando o calendário assinalou o ano novo, talvez só as mentes mais inventivas pudessem conceber o cenário que entretanto passámos a viver a partir de março…
A verdade é que, apesar de inesperada, desafiante e incrivelmente assustadora, esta nova doença expôs fragilidades, mas sobretudo capacidades, espíritos resilientes e empenhados e a força imbatível que nasce na união. No CASCI ainda não se falava em pandemia e já se debatiam ideias e propunham soluções para travar a propagação da infeção por COVID-19. Desde muito cedo que a Administração, Direção-Geral e colaboradores/as se empenharam na procura e implementação de medidas capazes de garantir a segurança e a saúde de todos/as. Neste sentido, foram implementadas medidas nas respostas sociais e nos diferentes serviços e encerradas respostas sociais por ordem governamental.
Entretanto teve início o desconfinamento gradual e reabriram respostas sociais. Primeiro a Creche. Entretanto o Pré-Escolar e brevemente o Centro de Atividades Ocupacionais (CAO). E no CASCI continuamos a investir em formação, a partilhar informação e a implementar medidas de prevenção no contexto do combate à infeção por COVID-19. O nosso Plano de Contingência foi elaborado com base nas orientações disponibilizadas pela Direção-Geral da Saúde e tem sido alvo de revisão constante. Para este esforço de revisão e atualização todos/as têm contribuído, com conhecimentos e factos, espírito crítico, criatividade e, acima de tudo, profunda dedicação e convicção partilhada de contribuir para algo maior do que cada um/a de nós.
O que o COVID-19 nos trouxe, para além de muitas outras aprendizagens, foi esta certeza de que a união faz a força, enquanto pessoas que partilham uma nacionalidade, pessoas que integram uma comunidade ou colaboradores/as de uma Organização, e que os momentos de crise podem fazer sobressair o que temos de melhor enquanto seres humanos – desvelo, empatia, engenho, altruísmo.
#covid19 #vaificartudobem #auniãofazaforça #casci
Manuela Vieira Teixeira
Psicóloga
Diretora da Qualidade/Gestão de Pessoas e Competências no CASCI
Temos que ser mais humanos