A formação prática em contexto de trabalho (FPCT), vulgarmente designada como estágio, visa a aquisição e o desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais dos/as formandos/as, para a inserção no mundo do trabalho, assumindo-se como uma ferramenta importante para os/as formandos/as poderem colocar na prática e na realidade do trabalho os conhecimentos adquiridos na formação profissional, em sala.
Às entidades acolhedoras compete a disponibilização de uma tarefa profissional compatível com o perfil de competências dos/as formandos/as, assegurando ainda um responsável pela supervisão do estágio, residindo nesta adequação e disponibilização dois dos fatores chave para o sucesso do período de estágio. Importa referir que este período de FPCT é formalizado através da assinatura de um acordo de cooperação entre o CASCI e a Entidade Acolhedora, onde se estabelecem os termos em que a formação irá decorrer, nomeadamente no que concerne ao horário e tarefas, não havendo para a entidade qualquer custo associado.
A par do verificado com a formação em sala, também esta fase é sujeita a uma avaliação contínua, onde são envolvidos/as todos/as os/as intervenientes neste processo: formandos/as, entidades acolhedoras e equipa técnica. O sucesso desta fase assume-se como uma porta aberta para a autonomia dos/as formandos/as e para a sua independência, contribuindo consequentemente para uma sociedade mais inclusiva.
Anabela Matias,
Técnica Superior de Serviço Social