E que tal aproveitar para… destralhar?

 

Este novo confinamento implica que passemos muito tempo em casa e uma forma de tirar partido desse tempo é investir na escolha dos objetos, móveis e equipamentos que nos são úteis, que tornam a vida mais fácil e que nos dão alegria.

Atualmente fala-se muito em destralhar – de que se trata afinal? De acordo com o dicionário da Porto Editora online, destralhar é “desfazer-se de tralha (móveis velhos, objetos desnecessários, etc.)”. Tralha não é necessariamente sinónimo de lixo, é tudo o que temos em casa que não utilizamos, não necessitamos, não acrescenta valor à nossa vida.

Escolher o que fica e o que sai de nossa casa pode ser uma decisão difícil, porque nos afeiçoamos às coisas e porque acreditamos que talvez um dia aquela peça que ganha poeira na arrecadação ou no fundo da despensa venha a ser útil. Marie Kondo, especialista em organização pessoal e autora o livro “Arrume a sua casa, arrume a sua vida”, sugere que mantenhamos apenas aquilo que nos traz felicidade. Este é um bom ponto de partida.

Destralhar liberta-nos dos excessos, coloca um fim à desorganização, simplifica a nossa casa e a nossa vida. Casa arrumada é sinónimo de organização e vida feliz. Mas como fazê-lo? Para começar, devemos identificar as nossas tralhas e escolher o que vai permanecer na nossa vida e depois investir no processo de destralhe, que pode ser mais ou menos intensivo, dependendo da preferência de cada pessoa.

O que podemos fazer aos itens que destralhamos? Se estiverem em boas condições, podemos oferecê-los, vendê-los ou doá-los. Se se tratar de verdadeira tralha e o lixo é o seu único destino, devemos ser conscientes na forma como a descartamos, garantindo que o meio ambiente não é prejudicado. Para termos a noção do correto destino a dar aos resíduos, podemos recorrer à aplicação WasteApp da Quercus.

O CASCI aceita doações – roupa, brinquedos, móveis, utensílios de cozinha, entre outros. Contacte-nos se tiver interesse em doar algumas das coisas que já não lhe trazem felicidade e faça a diferença connosco!

 

#destralhar #métodokonmari #mariekondo #minimalismo #vidamaisfeliz #confinamento #CASCI #fazadiferença

 

Manuela Vieira Teixeira

Psicóloga/ Diretora de Qualidade/Pessoas e Competências

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top