A importância de pensar criticamente

pensar criticamente

Em traços gerais, o pensamento crítico pode ser definido como uma apreciação voluntária não automática diante de um facto, uma experiência, um acontecimento. Esta apreciação assenta na reflexão, que, por sua vez, envolve observação e procura de informação que sustente uma opinião. Trata-se de uma competência fundamental que facilita a análise, avaliação e interpretação de informação com base na lógica, com objetividade.

Desenvolver o pensamento crítico traz diferentes vantagens, designadamente e entre outras: incentiva a curiosidade, estimula a criatividade e promove a independência e a autonomia.

No CASCI desde cedo promovemos o desenvolvimento do pensamento crítico nos nossos Centros de Infância com recurso às seguintes estratégias (entre outras):

– colocamos perguntas abertas (levam a que se considerem pontos de vista e perspetivas diferentes);

– incentivamos a resolução de problemas (auxiliamos na análise do problema e na procura de potenciais soluções);

– estimulamos a criatividade através de diferentes tipos de atividades de expressão plástica, musical, literária, dramática, física;

– damos feedback positivo/construtivo quando as crianças apresentam potenciais soluções a um problema (por exemplo: “Como é que podemos tornar essa ideia ainda melhor?”).

Num mundo em que a informação por vezes nos chega sem que a procuremos, o pensamento crítico permite-nos avaliar adequadamente essa informação. Ensinar as crianças a pensar criticamente prepara-as para pensarem por si próprias – hoje e no futuro.

Manuela Vieira Teixeira
Psicóloga
Dir. Dep. Ensino

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top