Será difícil para um/a formando/a que não saiba ler nem escrever, entender e cumprir os objetivos dos 4 Módulos que integram a Formação Base e consequentemente realizar as respetivas atividades propostas?
Aquilo que é pensado e posteriormente realizado para os percursos formativos, nomeadamente nas sessões da Formação Base, é uma permanente (re)atualização/adaptação aos contextos em mudança, como resultado da heterogeneidade/diversidade existente dentro dos grupos de formandos/as.
A Formação Base assenta em 4 áreas nucleares, chamadas de Módulos ou Unidades de Formação de Curta Duração (UFCD), consideradas todas elas necessárias para a formação da pessoa no mundo/sociedade atual. As áreas são: Linguagem e Comunicação (LC); Cidadania e Empregabilidade (CE); Matemática para a Vida (MV) e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
A área de Linguagem e Comunicação (LC) é uma área de competência que deve ser considerada importante no desenvolvimento do indivíduo e na sua inserção na sociedade, dada a importância da compreensão, produção e interpretação de informação na vida quotidiana.
Nos tempos que vivemos, as pessoas “vestem” tecnologia e vivemos na Sociedade da Informação; a Informática através do computador, e os meios de comunicação através do telemóvel e da Internet, sendo importante aprender a operar os diversos equipamentos tecnológicos (por exemplo: telemóvel, máquina de lavar, computador, etc.), organizar informação e assegurar o seu armazenamento em suportes eletrónicos, processar e/ou editar texto no computador, são competências desenvolvidas na área de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
Em Matemática para a Vida (MV), são abordados conteúdos como por exemplo: interpretar informação, resultados e apresentar conclusões (ex.: tabelas, gráficos, unidades de medida, etc.), realizar cálculos (ex.: percentagens) e, interpretar o espaço físico, enquadrando-o num modelo matemático (ex.: perímetros e áreas), conhecimentos importantes para a gestão da vida quotidiana.
A área de Cidadania e Empregabilidade (CE) abrange as áreas LC, MV e TIC. Trabalhar em Grupo, Adaptabilidade e Flexibilidade, Educação/Formação ao longo da vida e Relacionamento Interpessoal,são competências a desenvolver transversais às áreas da Formação Base. Estas são dinamizadas através de Temas de Vida como por exemplo: Saúde, Consumo, Paz e Democracia, Ambiente, Multiculturalismo, Igualdade de oportunidades, Atividades económicas, Lazer e Tempo Livre, etc.
No entanto, as atividades apresentadas para os 4 módulos devem ser consideradas como aquilo que é possível fazer e não como aquilo que tem de ser feito. Por essa razão, indicam-se, quando possível outras atividades, (sem alterar conteúdos), sempre com o cuidado de tornar o processo flexível e criativo.
Assim sendo, com o carácter dinâmico destas áreas/princípios orientadores da Formação Base criamos condições para oferecer a todos/as os/as formandos/as uma igualdade de oportunidades perante a formação.
A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) acentuou a importância dos quatro pilares da educação ao longo da vida: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver em comum e aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.
Nas sessões dinamizadas tentamos ir ao encontro destes 4 pressupostos utilizando as vivências/experiências e contextos de vida trazidos por cada formando/a.
É necessário salientar que todo ser humano aprende independentemente da sua capacidade cognitiva.
Patrícia Teixeira
Formadora Centro Reabilitação Profissional