A linha SNS 24 é responsável por avaliar e orientar as cidadãs e os cidadãos perante um problema de saúde não emergente. Ou seja, através do contacto telefónico é feita a triagem de acordo com a situação clínica e o respetivo encaminhamento para o nível de cuidados adequados.
Já o INEM é responsável por garantir a prestação de cuidados de emergência médica a vítimas de acidente ou de doença súbita, desde o local da ocorrência até à unidade de saúde. Através do número europeu de emergência – 112, o INEM dispõe de múltiplos meios para responder com eficácia a situações de emergência médica.
No entanto, apesar de se tratarem de entidades diferentes, complementam-se e articulam entre si. A atividade do SNS 24 articula-se diariamente com a do INEM, e vice-versa. Existindo, por isso, a possibilidade de transferência de chamadas entres as duas entidades no decorrer da atividade dos serviços.
Por este motivo, deve ligar 112, apenas perante uma situação grave ou de risco de vida (ex: desmaio, suspeita de AVC, dificuldade em respirar, acidentes com feridos, dor no peito, hemorragias abundantes ou incontroláveis, etc). Caso exista a necessidade de contactar o INEM, deve conseguir descrever a situação e a localização onde se encontra, responder a todas as questões que lhe são colocadas e desligar a chamada apenas quando receber indicação por parte do/a operador/a.
No que se refere a linha SNS 24 (808 24 24 24), devemos ligar quando estamos perante um problema de saúde não emergente. Sendo que a linha SNS 24 é responsável por avaliar e orientar as cidadãs e os cidadãos em situação de doença aguda (ex: dor ligeira a moderada, tosse, febre, vómitos, diarreia, alteração da tensão arterial, comichão ou alterações da pele, entre outras situações).
Quando houver necessidade de contactar o 808 24 24 24, deve ter o número de utente, o nome completo e data de nascimento do/a utente. Caso não seja o/a próprio/a a contactar, esteja junto do/a utente no momento da chamada. Para além de realizar a triagem, aconselhamento e encaminhamento na doença aguda não emergente, a linha SNS 24 dispõe ainda de: aconselhamento acerca de medicação não sujeita a receita médica, informações clínicas e de saúde pública, aconselhamento psicológico para utentes e profissionais de saúde, referenciação para consulta de especialidade VIH/SIDA, VHB, VHC associada aos auto testes e testes rápidos.
Recentemente existe também a possibilidade de contatar o SNS24 para obtenção de informação administrativa e informativa, como por exemplo:
➔ Marcação de consultas nos cuidados de saúde primários;
➔ Apoio à navegação ao Registo de Saúde Eletrónico – Área do Cidadão;
➔ Informar sobre a dádiva de sangue e transplantação;
➔ Informar sobre saúde oral (exemplo: Cheque dentista);
➔ Pesquisa de prestadores de medicina dentária nos cuidados de saúde primários;
➔ Pedido de Isenção de taxas moderadoras por insuficiência económica;
➔ Ativação do vale cirurgia.
É extremamente importante uma boa utilização das linhas telefónicas por parte dos/as utentes, pois o uso inadequado pode atrasar respostas críticas no tempo e ocupar recursos de forma errada. Por isso, é essencial perceber o propósito das duas linhas telefónicas e em que situações as deve utilizar.
#sns #linhaSNS24 #112 #INEM #CASCI
Soraia Henriques
Enfermeira