Num ano particularmente difícil, a nível mundial, o Centro de Ação Social do Concelho de Ílhavo continua na sua missão de incluir e apoiar, todos aqueles que, todos os dias, nos procuram pelas mais diversas razões: Apoio financeiro, por ter perdido o emprego, apoio psicológico e sobretudo apoio alimentar. As vidas frágeis de muitas pessoas, tornaram-se ainda mais complicadas, com o aparecimento desta pandemia e assistimos a um aumento de procura destes apoios, como nunca antes tínhamos visto. A pobreza e as fragilidades sociais tornaram-se mais visíveis, afectando os desafios, paralisando as mentes. É aqui que as organizações de cariz social têm um papel primordial no apoio às populações, criando dinâmicas capazes de inverter este ciclo criado pelo aparecimento do SARS-CoV-2. Cabe-nos a nós dar resposta e suavizar, na medida do possível, as vidas amargas daqueles que, pelas razões conhecidas e por outras, foram e são vítimas deste infortúnio.
Quero acreditar que a pandemia irá passar e que nada irá ser como antes. Acredito que a humanidade recompor-se-á surgindo assim, uma nova sociedade, mais ecológica e mais solidária. O vírus, esse, creio que irá ficar a fazer parte do nosso dia-a-dia.
Estamos em plena quadra pascal que, para o mundo católico, tem especial significado nas suas vidas. Aproveitamos este tempo para também nós nos imbuirmos deste espírito de recolhimento, alegria, amor, mas também de esperança. Renovamos assim a esperança num amanhã melhor, para todos os povos do mundo, e desejo de que rapidamente possamos recomeçar a distribuir os abraços e os beijos que há dois anos a esta parte, nos foram negados e reconstruindo, de uma forma mais sustentável, para o futuro.
A Presidente
Felisbela Bernardo