Vários são os caminhos para a inclusão

 

 As pessoas, com ou sem deficiência ou incapacidade, sendo únicas, possuem características que as diferenciam das demais sendo que o seu conhecimento contribui para ajustar a resposta a dar a cada uma em concreto. Uma solução que pode ser ajustada para uma pessoa, poder-se-á revelar completamente desajustada para outra, pelo que o trabalho articulado entre técnicos/as de diferentes áreas de conhecimento e serviços se revela como uma mais valia.

No caso concreto das pessoas com deficiência ou incapacidade, importa sublinhar que possuir esta especificidade não pode continuar a ser sinónimo de tratamento igual, como se todas as pessoas com deficiência possuíssem as mesmas dificuldades, necessidades, interesses e expetativas. A avaliação assume pois um papel determinante em todo o processo, auxiliando na tomada da decisão acerca da resposta mais ajustada, conscientes porém que esta poderá ir sofrendo alterações ao longo da vida, em função do desenvolvimento individual da pessoa avaliada e para o qual o meio onde a mesma está inserida, os recursos que possui, ou que pode usufruir, em muito contribuem.

Atualmente, várias são as possibilidades, que podem ir desde respostas estritamente ocupacionais, até às formativas e profissionais, existindo para o efeito vários apoios públicos disponíveis, pelo que é aconselhado o contacto com o centro de emprego e formação da área de residência, que fará o devido atendimento, avaliação, acompanhamento e encaminhamento.

O importante é pois sabermos o que queremos, uma sociedade baseada nos princípios da equidade, em que todas as pessoas se sintam incluídas. O caminho que seguimos dependerá de cada pessoa e dos recursos que possui ,e /ou que tem ao seu alcance, sendo que é a existência de vários caminhos que tornam as viagens desafiantes e inspiradoras!

 

Por Helena Santos
Diretora Departamento de Reabilitação

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top