As Atividades Socialmente Úteis são desenvolvidas por Pessoas com Deficiência ou Incapacidade no âmbito do seu acompanhamento em resposta ocupacional. Decorrem em contexto real e experimental de trabalho, permitindo o treino de competências socioprofissionais ajustadas ao seu perfil de funcionalidade, pelo desempenho de tarefas selecionadas que correspondem às suas necessidades, assim como às suas aptidões.
Afiguram-se, pois, como importantes oportunidades de valorização pessoal e de capacitação da pessoa com deficiência ou incapacidade, procurando estimular sua a participação social e promover a sua autonomia.
No CASCI procuramos integrar jovens adultos nesta tipologia de resposta, sempre que possível em entidades exteriores em que o contexto seja o mais próximo possível da realidade.
Um exemplo de sucesso de uma integração em atividade socialmente útil é o do J., um utente adulto que com o apoio e orientação adequados desenvolve a tua atividade de forma funcional e com sucesso numa empresa de comércio local.
São notórios os ganhos desta integração tanto para o J. como para a equipa que o acolheu, nas palavras do responsável da empresa: “Criamos oportunidades a indivíduos que desejam aprender/trabalhar e integrar-se na nossa equipa. Os meses passaram e é bom ver o ritmo de trabalho, a responsabilidade e espirito de equipa que se criou entre o J. e toda a equipa. Vê-se alegria no J. e vontade de andar por cá”.
Todos os dias trabalhamos procurar criar oportunidades para que as pessoas com deficiência ou incapacidade possam participar de forma ativa na sociedade civil. A integração de utentes em Atividades Socialmente Úteis é um bom exemplo disso.
Equipa técnica do CAO